São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Umidade do ar prejudica exercícios na praia

ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem pretende se exercitar na praia vai enfrentar mais um obstáculo natural ao bem-estar do organismo -a umidade.
A umidade elevada do ar pode dificultar a transpiração -o meio mais eficiente de controle de temperatura corporal durante as atividades físicas.
Normalmente, o suor "rouba" calor do corpo para poder evaporar e assim garante um resfriamento do organismo. Quanto maior a concentração de vapor de água no ar, mais difícil será o processo físico da evaporação do suor.
Logo, se a umidade do ar estiver muito elevada, o mecanismo da transpiração perde sua eficiência e a temperatura pode subir, o que causa maior sensação de desconforto durante o exercício.
Beber muito líquido é o principal recurso para evitar que o organismo se desidrate nas atividades físicas durante o verão.
A sensação de sede é sempre inferior à necessidade real de hidratação do organismo. É comum que as pessoas acabem ingerindo menos líquido do que precisam após um esforço físico.
Turíbio L. Barros Neto explica que não existe nenhum problema em ingerir líquidos em excesso. Para ele, as pessoas devem se hidratar antes, durante e depois das atividades.
A absorção de líquidos durante o exercício físico é mais lenta -pela menor quantidade de sangue disponível na irrigação do aparelho digestivo. Isso dificulta a reposição de água e sais.
O Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (Cemafe) presta atendimento a pacientes e atletas que querem testar suas condições físicas.
A partir dos resultados obtidos, uma equipe de ortopedistas, nutricionistas, especialistas em medicina do esporte e fisiologistas pode elaborar o treinamento adequado.

Cemafe - (011) 575-5689 ou (011) 549-3013

Texto Anterior: Prefira roupas leves e claras
Próximo Texto: Médico fala em SP sobre glândula; A FRASE; O NÚMERO; Transplante cardíaco em criança tem bom resultado; Exportação de remédios tem controle na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.