São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Messias - nome que vem do hebraico "mashiach", ou "o ungido", nomeado por Deus para vir ao mundo. Profetizado pelo Velho Testamento, seu aparecimento reuniria todos os judeus na Terra Santa (Israel), e ali ocorreria a ressurreição dos mortos e o julgamento do gênero humano . Os cristãos acreditam que Jesus Cristo era o Messias. Os judeus ainda aguardam pela vinda do Messias.

Natal - festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Marca o início da era cristã. Tradicionalmente, se trocam presentes nesta época do ano.

Chanucá - festa judaica que dura oito dias e celebra a reconquista do Templo de Jerusalém, em poder dos helenísticos, pelos judeus, no ano de 165 a.C. Também conhecida como a festa das luzes, porque acredita-se que um milagre fez com que o óleo que havia sobrado no templo, suficiente para acender a menorah, o candelabro judaico, por apenas um dia, durou oito dias. Também há troca de presentes nesta festa. Neste ano, o oitavo dia de Chanucá é celebrado no dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Antigo Testamento - Parte da Bíblia escrita pelos antigos judeus. É, até hoje, o livro sagrado dos israelitas. É também, junto com o Novo Testamento, o livro sagrado dos cristãos.

Novo Testamento - Parte da Bíblia escrita no primeiro século após a morte de Jesus e que reúne textos cristãos. Junto com o Antigo Testamento, é o livro sagrado dos cristãos. Os judeus messiânicos também seguem o Novo Testamento.

Judaísmo - religião que prega o monoteísmo e os ensinamentos da Torá (Antigo Testamento). Para eles, Deus enviará um Messias para anunciar a redenção, julgar os atos dos homens e recompensá-los ou castigá-los. Para os judeus, o Messias ainda está por vir.

Cristianismo - religião nascida do judaísmo e que igualmente prega o monoteísmo. Para os cristãos, Jesus Cristo era o Messias profetizado no Antigo Testamento. Os cristãos seguem o Antigo e o Novo Testamento.

Protestantismo - cisão da Igreja Católica surgida na "reforma" do século 16. O nome deriva do "protesto" contra o catolicismo romano. Os protestantes salientam a autoridade da Bíblia e a justificação da religião pela fé.

Fonte: Dicionário das Religiões - John R. Hinnells

Texto Anterior: Idéia surgiu há um século
Próximo Texto: 'Acreditamos que Jesus vai voltar'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.