São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Tudo rosa; Um ano; Por fazer; Aparando a reeleição; Cifras; Radar virtual; Para variar; Balão mineiro

Tudo rosa
O Planalto gostou das últimas pesquisas de popularidade que encomendou, já em meio às recentes crises. Indicam que 56% dos entrevistados acham este governo melhor do que os anteriores. Mas 29% julgam parecido, o que não é um elogio. E, para 10%, é pior.

Um ano
As pesquisas do Planalto, que ficaram prontas há poucos dias, indicam que 42% dos entrevistados acharam o primeiro ano do governo FHC melhor do que esperavam. Para 36%, foi igual à expectativa e, para 19%, foi pior.

Por fazer
Para líderes governistas, as pesquisas mostram que a inflação baixa continua a ser o grande trunfo de FHC. Mas repetem: em 96, a questão social precisa de atenção muito maior, sob pena de complicar a vida no Planalto.

Aparando a reeleição
Na visita a Moncloa, FHC admirou-se com os bonsais (árvores em miniatura). Felipe González disse que cuidava pessoalmente deles. O deputado Paulo Bornhausen comentou: "É preciso 13 anos no poder para isso. Quatro anos é pouco". O presidente concordou.

Cifras
Além da ameaça de crise militar e o abalo nas relações com os EUA, FHC usou dois argumentos para defender o Sivam junto ao PFL: calcula que a Raytheon poderia ganhar, na Justiça, US$ 200 milhões por quebra de contrato.

Radar virtual
O Sivam está na Internet. Os usuários da rede mundial de computadores que quiserem informações sobre o projeto devem consultar a página da SAE no endereço http://www.cepesc.gov.br.

Para variar
O Planalto terá problemas novamente com o PMDB da Paraíba. O governador José Maranhão não gostou de saber que não terá recursos do BNDES. O governo federal alega que a dívida do Estado impede novos empréstimos.

Balão mineiro
Na bolsa de cotações ministeriáveis, os mineiros -incluindo o governador Eduardo Azeredo- apostam na volta de Pimenta da Veiga, que iria para a Casa Civil. Seu desafeto Serjão adoraria.

Próximo Texto: Questão internacional; Orientação; Para viabilizar; Recordar é viver; Nada de novo; Novas regras; Aos socialistas; Reza; "Globe-trotter"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.