São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Cingapura ameaça liderança de Tóquio

Desregulamentação é fator decisivo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cingapura pode substituir Tóquio no posto de maior centro financeiro do Oriente, segundo pesquisa organizada pelo Centro de Finanças Internacionais do Ministério das Finanças do Japão.
A pesquisa, que ouviu 51 instituições financeiras estrangeiras que operam no Japão, mostra que Tóquio ainda tem as melhores credenciais junto às instituições financeiras, mas Cingapura está ganhando rapidamente a confiança do mercado -o país tem um sistema financeiro menos regulamentado, em que é mais fácil uma empresa de fora obter lucros.
As empresas estrangeiras ouvidas pela pesquisa gostariam que o governo japonês criasse um mercado secundário para negociar bônus dos tesouros nacionais e dos governos regionais.
As empresas consultadas gostariam também de uma menor taxação das transações financeiras no Japão.
Cingapura foi considerada recentemente, pela revista "Fortune" e pela consultoria Arthur Andersen, o melhor local do mundo para negócios em 1995. Tóquio ficou em décimo lugar.
O país tomou o posto de Hong Kong em 1995. Com anexação à China marcada para 1997, a queda na confiança em Hong Kong será inevitável, o que deve garantir a liderança de Cingapura.
Segundo a "Fortune", as empresas não enxergam mais Cingapura só como uma base fabril barata. O investimento em mão-de-obra especializada tornou-a atrativa para investimentos em produção.

Texto Anterior: Mercado asiático seduz empresas brasileiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.