São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
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Consumidor prefere cartão

FÁTIMA FERNANDES; MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O cartão de crédito foi a opção de pagamento preferida pelo consumidor nas vésperas do Natal.
Cerca de 70% das vendas estão sendo no cartão de crédito, diz Humberto Nastari, proprietário da rede de lojas Pakalolo, especializada em roupas para o público jovem.
Um vendedor da G.Aronson do shopping West Plaza, confirma a tendência.
Segundo ele, 80% dos negócios foram fechados no cartão de crédito.
Na opinião dos lojistas, em 94 o consumidor se endividou no crediário e, neste ano, estão gastando além da conta no cartão de crédito.
Na Yachtsman do shopping Iguatemi, especializada em roupas masculinas, as vendas com cartão de crédito representam 40% do faturamento.
"O cartão está saindo muito bem", diz Marcos Rogério Escada, gerente da loja.
Depois da onda de inadimplência (atraso no pagamento) do crediário e do cheque pré-datado deste ano, vender no cartão de crédito se tornou um negócio mais seguro para os lojistas.
É que as administradoras de cartão garantem o pagamento da fatura.
A Marisa, que tradicionalmente só vendia à vista, está agora trabalhando com todos os cartões de crédito.
Margareth Debarry, gerente da loja da rua Augusta, diz que os clientes pagam com cartão e à vista mesmo os produtos baratos como camisetas, bermudas e calcinhas que custam R$ 1,99.
O cartão de crédito está sendo muito utilizado porque os lojistas também dão descontos nessa modalidade de pagamento.
É o caso, por exemplo, da Arvi, loja de bolsas do shopping Iguatemi.
"Os descontos de 10% no pagamento com cartão está sendo oferecido desde o Dia dos Pais", diz Afonso Pinto, gerente.
(FF e MCh)

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