São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Construções são do início do século

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A maioria dos teatros da rua 42 foram construídos no início do século. Tiveram altos e baixos e acompanharam toda a evolução da cultura norte-americana.
O New Victory Theater, que foi reaberto em 12 de dezembro passado, é o mais antigo. Construído em 1900 por Oscar Hammerstein (avô do compositor de mesmo nome), era conhecido na época como The Republic.
A primeira peça exibida nele foi "Sag Harbour", estrelada por Lionel Barrymore. Em 1931, foi comprado por Billy Minsky e virou o Republic Belasco.
Por ter sido o primeiro teatro da 42, a história do The Republic reflete um pouco a própria vida da rua e do Times Square.
Ele foi o primeiro a trocar entretenimento ao vivo pelo cinema (em 1942) e o primeiro a virar casa de shows pornô (em 1970).
Agora, é o primeiro a ser inaugurado no projeto de reabilitação da rua 42. A reforma foi coordenada pelo arquiteto Hugh Hardy. Segundo ele, foram gastos US$ 11 milhões.
"O New Victory é uma caixa de jóias. Não há nenhum outro teatro na cidade como ele", afirmou Hardy à Folha.
A noite de abertura do New Victory teve a presença de vários atores que estão com peças na Broadway. Entre eles, Patrick Stweart (A Tempestade) e Julie Andrews (Victor ou Victoria).
Outro teatro que é um dos mais antigos de Nova York e que está sendo reformado pela Nova 42 é o Lyric Theater.
Fundado em 1903 pelo compositor Reginal de Koven, o Lyric virou casa da lendária companhia teatral de Sam, Lee e J.J. Shubert.
Em 1904, a sede do jornal "The New York Times" foi construída nos arredores, mudando o nome da área de "Longacre Square" para "Times Square", mesmo nome que tem hoje.
Também em 1904 foi construído o The Liberty Theater. Projetado pelos arquitetos Herts & Tallant, o teatro tem em sua fachada uma série de sinos com águias pousadas em cima.
Atualmente o Liberty está fechado para o público. Ele deverá ser reaberto no fim de 1997 para abrigar musicas da Broadway.
Os teatros da rua 42 foram desapropriados pelo Estado de Nova York em 1990, depois de anos de luta na Justiça contra seus ex-donos.

Texto Anterior: Cines pornôs darão lugar a complexo de diversões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.