São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como surgiu o costume

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

A admiração chinesa por pés pequenos, ou atrofiados, nasceu em 920 d.C., de acordo com algumas pesquisas históricas. O imperador Li Yu se deixou seduzir por uma concubina que dançava com os pés enfaixados para que se parecessem com uma lua crescente.
O costume atravessou diversas dinastias chinesas e se sofisticou em 76 formas diferentes de se enfaixar os pés.
Depois da queda da dinastia Qing, em 1911, criou-se a figura do "inspetor de pés". Cabia a ele verificar se estava sendo respeitada a proibição dessa prática associada aos tempos imperiais.
O poder republicano, no entanto, não conseguia impor sua vontade nas regiões mais remotas da China. Enfaixar os pés sobreviveu mais alguns anos, até diminuir no início da década de 30.
Em 1931, a invasão japonesa desferiu um forte golpe contra o costume imperial. As mulheres com os pés atrofiados não conseguiam se movimentar com a velocidade necessária para fugir do invasor e muitas acabavam sendo violentadas.
Os camponeses então começaram a abrir mão do costume. Mas foi apenas o regime comunista que conseguiu livrar definitivamente a China da prática de enfaixar o pé das suas mulheres.
Algumas mulheres na casa dos 80 anos hoje em dia ainda mantêm faixas porque com elas sentem menos dores. Nesse caso, os panos servem para proteger os pés.
(JS)

Texto Anterior: Chinesa enfaixa pé para atrofiá-lo
Próximo Texto: Dean Martin morre aos 78 em Los Angeles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.