São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa sente-se mal, não faz missa natalina e pára bênção

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O papa João Paulo 2º, 75, deixou de celebrar pela primeira vez a Missa do Dia de Natal e interrompeu sua mensagem de Natal ontem por causa de um mal-estar.
Apesar do estado febril e da gripe, segundo seu porta-voz, Joaquín Navarro-Valls, o papa apareceu às 12h (9h em Brasília) na janela de seus aposentos no Vaticano para recitar a mensagem "Urbi et Orbi" ("À Cidade e ao Mundo"). A gripe o impediu de dizer a mensagem do terraço da Basílica de São Pedro.
As palavras, que o papa diz em 54 línguas, foram faladas apenas em italiano e francês. Dez minutos depois do início da mensagem, o papa a interrompeu, deu um forte suspiro e limpou a garganta.
"Desculpem-me, devo interromper isto", disse o papa, em voz rouca, a mais de 30 mil pessoas que estavam sob chuva na praça de São Pedro.
O porta-voz do Vaticano disse que o papa teve náuseas e vontade repentina de vomitar. Ele estaria com 37,5oC de febre.
Depois de 20 minutos, João Paulo 2º voltou para dizer que não estava em estado grave.
"Vocês vêem que até o papa tem suas fraquezas, mas está tentando resistir. Obrigado com todo o meu coração pela sua paciência, e eu lhes desejo um cordial feliz Natal", disse. Ele abençoou seus fiéis em latim e se retirou.
As imagens da mensagem do papa são transmitidas a centenas de milhões de pessoas.
Segundo o porta-voz Navarro-Valls, o papa pegou uma gripe depois da Missa do Galo, celebrada entre a 0h e a 1h30 de ontem. A temperatura na basílica durante a missa estava muito alta.
"Quando o papa voltou à sacristia para tirar suas vestimentas, ele estava banhado em suor."
O porta-voz afirmou que João Paulo 2º estava tomando a medicação regular para resfriados.
O papa não celebrou a Missa do Dia do Natal, prevista para 10h30 (7h30 em Brasília) por recomendação médica. Seu lugar foi tomado pelo cardeal Virgilio Noé, alto sacerdote da Basílica de São Pedro.
Autoridades do Vaticano disseram que João Paulo 2º, que iniciou o pontificado em 1978, está com boa saúde. Em abril de 1994, fez uma cirurgia em uma perna quebrada. Em 1992, ele sofreu cirurgia no intestino. O papa foi vítima de atentado na praça de São Pedro em 1981 e quase morreu.
Na mensagem interrompida, João Paulo 2º tratou das esperanças de paz em Ruanda, Burundi, Sri Lanka, Iraque e Bósnia.
"O filho de Deus encoraja as esperanças de que, apesar de tantas dificuldades, a paz vai finalmente aparecer no horizonte. Há sinais promissores disso, mesmo em áreas problemáticas como a Irlanda do Norte e o Oriente Médio", disse João Paulo 2º.
Na Missa do Galo, o papa também fez um apelo pela paz.

Texto Anterior: Dean Martin morre aos 78 em Los Angeles
Próximo Texto: Arafat reza com cristãos em Belém
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.