São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD fracassa ao imitar guerra naval no micro

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os três jogos contidos no CD-ROM "War at Sea Collection" podem ser resumidos com uma palavra: exasperantes. Eles têm o potencial de irritar até ao sujeito que conhece o tema dos três, a guerra naval.
Quem não tiver conhecimento histórico, ou nenhum interesse, pelo tema, deve com mais razão ainda fugir deles.
O problema básico é conceitual. Os jogos -"The Grandest Fleet", "The Lost Admiral" e "WWII - Battles of the South Pacific"- são uma tentativa de transportar para o computador os complexos wargames ("jogos de guerra") de tabuleiros.
Para tentar uma aproximação da realidade, os jogos de tabuleiro usam peças de papelão e mapas, geralmente divididos em hexágonos. Para movimentação e combate são usados dados e sequências de tabelas.
As regras para esses jogos costumam vir na forma de pequenos livretos. Cada jogo pode levar horas ou mesmo dias para ser resolvido. Até a contagem de pontos para saber quem ganhou depende de tabelas e cálculos.
Teoricamente, um computador deveria facilitar esse tipo de jogo, possibilitando ao jogador concentração mais rápida para divisar estratégias ou meramente para se divertir. Esses três jogos estão longe de ser do tipo ligou-jogou.
Assim como seus rivais de papelão, os três abusam de manuais de instrução. O livreto de "WWII - Battles of the South Pacific" tem quase cem páginas.
Ainda mais exasperante é "The Grandest Fleet", que vem com um insaciável apetite por memória. Para economizar memória, ao iniciar o jogo, existem 14 diferentes opções de jogo -desligando a música, usando modo VGA em vez de SVGA, diminuindo o tamanho dos mapas etc.
"WWII - Battles of the South Pacific" trata de batalhas aeronavais durante a Guerra do Pacífico entre Japão e Estados Unidos (1941-1945), e mais precisamente do período, em 1942/43, em que foram travados os principais combates.
O grau de fanatismo exigido -provavelmente só encontrável em grande escala entre aficionados americanos- pode ser medido por alguns dos cenários e campanhas propostos. Podem variar de no mínimo uma hora de jogo até mais de 80 (um jogo podendo, naturalmente, ser gravado para continuação posterior). Se for possível ao jogador encontrar outro fanático, existe a opção de jogar via modem.
"The Grandest Fleet" também inclui episódios históricos famosos, como uma versão da guerra britânico-argentina pelas Ilhas Malvinas, de 82, ou o afundamento do cruzador de batalha alemão Scharnhorst em 1943.
"The Lost Admiral" não tem fidelidade histórica, mas mesmo suas guerras de fantasia exigem paciência para aprender as regras.

Texto Anterior: Conheça opções de encontros
Próximo Texto: Conhecimento é pré-requisito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.