São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conhecimento é pré-requisito

ESPECIAL PARA A FOLHA

Mais do que os jogos que fazem simulação de vôo ou de combate aéreo, ou aqueles mais raros dedicados ao combate terrestre, os jogos que tratam de combate naval exigem do jogador algum conhecimento sobre o equipamento usado pelos "almirantes de poltrona". Os manuais devotam boa parte do espaço para essas explicações.
Por exemplo, qual a diferença entre um cruzador leve e um cruzador pesado? O que significam as siglas CV e CVE? Para complicar mais a situação, os principais navios de 1945 não são os mesmos de 1995, apesar de terem às vezes funções parecidas.
Um cruzador "leve" em 1945 era aquele equipado com canhões de calibre 6 polegadas (152 mm); um "pesado" tinha peças de 8 polegadas (203 mm). Em 1995, um cruzador costuma ser armado com mísseis antiaéreos, antinavios ou anti-submarinos, e seus canhões são bem menores.
"CV" é a sigla para porta-aviões na marinha dos EUA. Um CVE é um porta-aviões menor, para servir apenas de escolta de comboios.
Sem saber para que serviam os destróieres na Segunda Guerra, esses jogos tornam-se ainda mais exasperantes (serviam para proteção anti-submarina e ataques com torpedo a navios de superfície).

Texto Anterior: CD fracassa ao imitar guerra naval no micro
Próximo Texto: "Witchaven" leva jogador de volta à Idade Média
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.