São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Batom vira brinde de jogo em CD-ROM para meninas

Empresa pretende conquistar público de adolescentes

NICOLE CARROLL
DO "USA TODAY"

"McKenzie", um jogo em CD-ROM com cinco discos, que trata de encontros, o que vestir e bicos de trabalho, espera abrir o universo dos computadores para as meninas.
Com assuntos sobre compras, festas e até um batom na caixa do jogo, os fabricantes querem levar as adolescentes aos teclados dos computadores. Mas o produto, que teve uma grande campanha de marketing para seu lançamento, também abre uma discussão.
Todo mundo quer iniciar as meninas em tecnologia. Mas será que esses títulos, centrados em meninos, maquiagem e shopping centers, são a fórmula para conseguir atrair garotas?
"É claro que sim", afirma Patricia Flanigan, produtora do jogo "McKenzie" (US$ 59).
"O objetivo de 'McKenzie' é diversão", diz Patricia. "McKenzie" traz personagens típicos de seriados TV de adolescentes. Imagine esses filmes transportados para CD-ROM.
O game em CD-ROM pede que as jogadoras façam suas opções -qual garoto encontrar (cada um dos candidatos está em seu próprio disco) e para qual amigo telefonar- para determinar o roteiro da história.
Entre as cenas, há minigames como "Tetris" e excursões para uma tela de um armário e uma paleta de maquiagem.
Whitney Ransome, da Federação Nacional de Escolas de Meninas, disse aplaudir o esforço para criar programas dedicados a meninas, mas está preocupada com as mensagens que alguns games podem passar.
"Gostaria de ver jogos que abordassem assuntos do dia-a-dia das garotas e não apenas situações com garotos. Os games deveriam tratar mais das ambições das meninas do que simplesmente a cor de batom que elas devem usar."
Lynda Keeler, produtora da e-Girl Interactive, afirma que "esses jogos deverão ser lançados em breve, mas primeiro as meninas têm que se sentir à vontade com o computador".
Talvez marcar encontros não seja a circunstância ideal, "mas é o que mais as meninas fazem durante a adolescência", diz.

Texto Anterior: Conheça algumas tendências
Próximo Texto: Vírus protesta contra presidente romeno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.