São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a maneira certa de brindar

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Tente não agredir as regras de etiqueta bem no último dia do ano. Para brindar a meia-noite com estilo, esqueça tudo que você sempre achou certo sobre champanhe:
Estouro - O sommelier Manoel Beato, 31, do restaurante Fasano explica que não se deve chacoalhar a garrafa porque a bebida perde o gás e o sabor. O espocar da rolha acontece normalmente, a não ser que o champanhe seja de baixa qualidade. Nos restaurantes mais sofisticados, os garçons são orientados a evitar o barulho das rolhas estourando.
Encher a taça - Não encha o copo até transbordar. O ideal é colocar uma pequena dose (cerca de 5 ml), esperar a espuma baixar e, depois, completar o copo.
Idade - Escolha as garrafas de fabricação recente. Ao contrário do vinho, quando mais nova, melhor a champanhe. São poucas as exceções de champanhes que têm seu sabor depurado com o tempo.
Sobremesa - Evite tomar o champanhe no final da refeição. Davide Marcovitch, diretor-geral da M.Chandon do Brasil, explica que, ao "tomá-lo na sobremesa, há um contraste no paladar entre o doce da sobremesa e o seco da bebida." O ideal é tomá-lo com os aperitivos ou durante a ceia.
Mistura - Por ser da família do vinho -a champanhe é um vinho nobre-, a bebida não deve ser misturada com outras. No máximo, com o próprio vinho.
Nomes - A gafe final é chamar qualquer bebida de champanhe. Champanhe é o vinho fabricado na região de Champagne, a 150 km de Paris. A mesma bebida, produzida em outros locais, é chamada de espumante.
Marcas - Algumas recomendadas por sommeliers: Pro secco, Franciacorta e Asti (italianos); Veuve Clicquot, M Chandon, Mumm, Moet & Chandon, Don Perignon, Pol Roger, Gosset (franceses);Frexenet, Codorniu (espanhóis).
Guardar o resto - O melhor é tomar a garrafa até o fim. Gilson Josino da Costa, 33, sommelier do restaurante Laurent, diz que só dá para guardar o resto na geladeira se você tiver uma rolha especial que garanta o vácuo. Mesmo assim, a bebida dura no máximo mais um dia.

Texto Anterior: Show e esporte animam verão no litoral paulista
Próximo Texto: NÃO ESTOURE O CHAMPANHE NO ANO NOVO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.