São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perto dos 40, mulher tem filho sozinha

PAULO SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se Madonna, 37, e Xuxa, 32, não conseguirem ter um filho "por bem", elas vão acabar lançando a moda da mãe solteira. Madonna disse que pretende colocar um anúncio no jornal, convocando um pai só para engravidá-la.
Xuxa adoraria se apaixonar, mas afirma que se não acontecer nada até os seus 35 anos (ela está com 32), vai partir para a inseminação artificial. "Quero ter gêmeos", disse na televisão.
O número de mulheres dispostas a fazer uma produção independente, ao que parece, está crescendo. O especialista em reprodução humana Roger Abdelmassih, 52, afirma que, de cinco anos para cá, começou a ser procurado também por mulheres solteiras.
"Até 1989, não atendi nenhuma mulher sozinha. Nos anos seguintes, elas começaram a aparecer e em 1995 recebi a visita de oito mulheres sem parceiros", diz.
O perfil das mulheres solteiras que aparecem no consultório de Abdelmassih é muito parecido. "Em geral elas têm entre 30 e 40 anos, boa situação financeira e, eventualmente, sofreram alguma decepção amorosa", diz o médico. "Por isso mesmo não querem ter envolvimento com o pai."
Outro caso recorrente é o da mulher rica que tem medo de ser explorada pelo parceiro."A Madonna é louca de colocar anúncio no jornal. Imagina o que vai aparecer de homem querendo ter filho com a cantora mais rica do mundo", diz a empresária Cláudia, 31, que há um ano procurou Abdelmassih para ter um filho em produção independente.
Ela foi noiva e terminou tudo "de maneira traumática". Diz que não quer mais envolvimentos sérios com homens. "A inseminação me preserva de transtornos afetivos."
Cláudia é morena, gorda e alta, de olhos castanhos: ela passou o perfil de seus pais e avós para o médico e com base nisso ele escolheu um doador. Ela pagou cerca de R$ 5 mil por cada inseminação (foram três até agora), mas não ficou grávida ainda.
Abdelmassih diz que suas pacientes costumam engravidar em um mês e meio, mas o caso dela foi mais complicado por causa deproblemas no ovário. "Ela têm quistos que dificultam a fecundação", afirma.
Cláudia acha que não terá dificuldades em criar o filho sem pai. "Convivi só com minha mãe, praticamente, e nunca tive problemas por isso", diz.
"Claro que um pai faz falta", afirma a mãe solteira Cristiane, 21. Ela engravidou aos 17 anos, depois de transar apenas uma vez com o pai de sua filha, e não contou para ele. "Não contei porque a decisão era só minha", afirma.
Cristiane diz que sempre quis ter um bebê, mas não faria inseminação artificial. "Prefiro escolher eu mesma o pai. Depois, ele não precisa ficar sabendo", diz.
O Pai
Moreno, alto (1,85m), olhos verdes, corpo atlético (75 kg), 29 anos. Madonna aceitaria um tipo assim para ser pai do filho dela?
O dono do perfil é o doador de sêmen Rodolfo G., que é casado e tem oito filhos: três com a mulher e quatro por inseminação artificial.
Ele não conhece as mulheres que receberam o seu sêmen artificialmente. "Quando você não vê, não existe", afirma. "É diferente dos filhos com a minha mulher, que eu acompanhei a gestação e vi crescer", diz.
Rodolfo ganha R$ 100 por doação (já fez dez em um ano) e mais um check up completo de graça.
Ele doa o sêmen, mas diz que jamais transaria com uma mulher apenas para fazer um filho -mesmo que fosse Madonna. "Meus filhos eu tenho com a minha mulher", diz.
Madonna poderia também recusá-lo como pai de seu filho, mas Xuxa, se fizer uma inseminação, tem chance de vir a ser mãe de um filho dele.

Texto Anterior: NÃO ESTOURE O CHAMPANHE NO ANO NOVO
Próximo Texto: DEPOIMENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.