São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Abril já tem 11 sócios estrangeiros

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Abril, da família Civita, já tem 11 sócios estrangeiros em seus projetos de TV paga. A estratégia do grupo é buscar parceiros no exterior até o limite máximo permitido pela legislação.
Empresas de TV paga podem ter até 83% do capital total em poder de estrangeiros, desde que 51% das ações com direito a voto (que correspondem a 17% do capital total) continuem em poder de brasileiros.
Todos os empreendimentos do grupo Abril em TV paga têm, direta ou indiretamente, participação de capitais estrangeiros.
O grupo se estruturou nesse mercado através de uma rede de seis empresas. A principal delas é a Tevecap, que vem a ser a empresa-mãe, por meio da qual a Abril participa de todos os projetos.
A Abril tem 57% da Tevecap. Quatro grupos americanos têm 43%: Chase Manhattan (9%), Falcon Cable (14%), ABC-Disney (10%) e Hearst (10%).
Abaixo da empresa-mãe Tevecap existem três outras holdings: a Itsa (International Communications S/A), responsável pelos empreendimentos nas regiões Norte e Centro-Oeste; a TVA Canbrás (com negócios em dez cidades de São Paulo) e a TVA Sul, que reúne empreendimentos no Paraná e em Santa Catarina.
A Itsa é formada por três sócios: metade do capital está em mãos da Warburg Pincus (EUA); a família Lins de Albuquerque, de Brasília, tem 30% e a Tevecap, 20%. A empresa tem concessões de TV paga por microondas em Belém, Brasília e Goiânia.
A TVA Canbrás tem dois sócios canadenses: Bell Canadá (41% do capital total) e a Greensyan (23%). Os outros 36% são da Tevecap. A Canbrás tem concessões de TV paga em Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Bertioga, Mogi das Cruzes, Santa Branca, Santo André e São Bernardo do Campo.
Na TVA Sul o capital estrangeiro participa de forma indireta, por meio da Tevecap (87% das ações). Os outros 13% pertencem ao empresário Leonardo Petrelli. A empresa tem duas concessões em Curitiba (uma por cabo e outra por microondas) e duas TVs pagas -em Florianópolis e Blumenau.
Para entrar no Rio Grande do Sul, a Abril buscou mais um parceiro estrangeiro: a Transglobal (EUA), que tem 60% do capital total da recém-criada TVA Porto Alegre. A Tevecap tem 40%.
O grupo tem mais três sócios no projeto Galaxy, para transmissão de TV paga direta de satélite para as miniparabólicas.
A Abril tem 10% das ações da empresa Galaxy Latin America, que vai explorar o serviço na América Latina. Os demais sócios são o grupo Hughes (EUA, 60%), o Cisneros (Venezuela, 20%) e a Multivisión (México, 10%).
(EL)

Texto Anterior: Mercado de TV paga no país viverá guerra em 96
Próximo Texto: Consórcios inibiram a concorrência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.