São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Incentivos atraem 273 empresas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Os incentivos fiscais oferecidos pelo governo do Estado do Ceará conseguiram atrair, somente nos últimos cinco anos, 273 indústrias.
A afirmação é do secretário de Indústria e Comércio do Ceará, Raimundo Viana.
O montante total de investimentos representa 32% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços) do Estado.
Para atrair investidores, o governo cearense criou um mecanismo que garante às empresas que se instalarem no Estado um empréstimo relacionado à receita dos impostos gerados pela empresa.
O empréstimo pode ser equivalente a 75% da receita para as empresas que se instalarem no interior e de 45% para aquelas que forem para a capital do Estado, Fortaleza.
O pagamento dos empréstimos começa a ser feito a partir do terceiro ano após a liberação dos recursos e as empresas não pagam qualquer juro, apenas correção monetária.
Segundo Viana, o mecanismo não provoca queda na receita do Estado. Ele disse que nos últimos oito anos a receita de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Ceará cresceu 50% e a de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), 400%.
Além do incentivo fiscal, o governo dá apoio na montagem da infra-estrutura para as novas empresas, como fornecimento de energia, água, construção de estradas, telefonia e terreno, com terraplanagem para a construção da indústria.
"Vale ressaltar que só oferecemos incentivos porque temos uma credibilidade conquistada com o saneamento das finanças públicas, que faz com que possamos reverter 15% de nossa receita em investimentos", disse Viana.
Ele afirmou ainda que o governo do Ceará tem como objetivo atrair, nos próximos quatro anos, mais 200 novas indústrias para o Estado, somando investimento de R$ 2 bilhões.

Texto Anterior: Homens trocam enxada por costura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.