São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Conheça as profissões do próximo ano

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1996, dez profissões estarão nascendo -ou renascendo- na esteira da globalização (integração dos mercados de vários países), da busca da qualidade e da identificação de nichos pouco explorados.
É o caso do gerente de viagens, mediador trabalhista, gerente de novos produtos e "legendador", entre outros (veja o perfil de todas profissões no quadro ao lado).
O "Estudo Sobre Gerenciamento de Despesas com Viagens de Negócios no Brasil", da American Express, indica que 29% das empresas de grande porte têm uma pessoa específica para a área.
É um novo cargo que está surgindo nos organogramas de empresas como Alcan e Cargill. Esse profissional deve conhece muito bem despesas com passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros, refeições e representações.
Entre suas atribuições, estão as de identificar oportunidades de redução de custo, recomendar, divulgar e revisar a política de viagens, coordenar trabalhos de agência de viagens e organizar um sistema de informações gerenciais.
Também pegando carona nas relações entre países, está em alta a função de tradutor de legenda (ou "legendador" -termo ainda não incorporado por todo o mercado).
"As TVs pagas devem absorver em 96 pelo menos o dobro de profissionais", avalia Cláudia de Ávila, 35, gerente da HBO, que promove cursos devido à falta de pessoas capacitadas para a função.
Segundo ela, o profissional recebe em média R$ 150 por filme (90 minutos). Isso dá um rendimento mínimo de R$ 3.000 por mês, com o fim-de-semana livre.
"Vai haver uma expansão no ano que vem", confirma Marina Mariz, 42, dona da Running, empresa de tradução e legenda. Ela vive dessa atividade há dez anos.
"Hoje a gente fala também em TV e 'talk shows'. Antes, era só vídeo. Até há pouco tempo, o mercado era instável. Deixou de ser."

INFORMAÇÕES
HBO - tel. (011) 872-3477.

Próximo Texto: Vagas migram para serviços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.