São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ela é uma ONG da ciência"

PAULO EMÍLIO VANZOLINI

"Ela é uma ONG da ciência
"A Academia não é um órgão oficial. Assim, dependendo da vontade de seus membros e, principalmente, de sua diretoria, ela pode tomar atitudes em favor da ciência, como criticar orientações do governo -coisa que ela nunca faz-, promover simpósios e publicar obras -coisa que ela faz muito. Ela é uma espécie de ONG (organização não-governamental) na ciência".
"Acho muito bom a academia sempre ter privilegiado a ciência básica. A ciência aplicada é antes engenharia do que medicina".
"Deve haver uma academia só para ciências básicas. Aliás, nos EUA e na Europa existe uma Academia de Engenharia separada da Academia de Ciências".
"A academia não incluiu ciências humanas, porque naquele tempo não se achava que as ciências humanas fossem ciência".
"A academia é ultrapacata. É claro que há essa coisa de dar rasteiras, de política interna... É chato que haja isso lá, mas isso existe em qualquer lugar".
"Outro dia estava conversando com um candidato a reitor e disse que os ambiciosos são na realidade tipos muito humildes, porque fazem qualquer papel para ter a admiração de pessoas cuja admiração não vale nada. O sujeito acha que está sendo vaidoso, mas está cortejando gente cuja opinião e zero é a mesma coisa".

Texto Anterior: "Os anais saíam no jornal"
Próximo Texto: "Humanas não estão na ABC"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.