São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Humanas não estão na ABC"

EDUARDO KRIEGER

"Há uma justificativa histórica de por que as ciências humanas e sociais não fazem parte da Academia Brasileira".
"Até o século 17, as ciências experimentais eram pouco desenvolvidas, e as universidades se dedicavam basicamente ao pensamento filosófico e às áreas humanas".
"Quando as ciências experimentais começaram o seu desenvolvimento é que surgiram as Academias para abrigá-las, e aí é onde elas tiveram o seu desenvolvimento inicial".
"Já no século 19, as universidades passaram a abrigar o todo do saber e se dedicaram igualmente às ciências experimentais, que já não eram matéria exclusiva das academias, mas que continuaram, no entanto, sem o setor de humanidades. De maneira geral, esse quadro persiste até o momento com a maioria das academias de ciências, não contando com os setores de humanidades, com exceção das academias criadas mais recentemente, como é o caso da Academia do Terceiro Mundo".
"A nossa tarefa continua sendo defender e manter o referencial de qualidade da ciência. Não basta, no entanto, contar em seus quadros com a elite científica. É preciso motivar os acadêmicos para que se empenhem na discussão dos grandes temas científicos".

Texto Anterior: "Ela é uma ONG da ciência"
Próximo Texto: Membro fundou 1ª rádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.