São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a Internet na terra

MARIA ERCILIA

Outro problema é a pouca quantidade de computadores. Existem cerca de 3,3 milhões de PCs no Brasil, (dado de maio, da Fundação Getúlio Vargas), contra 50 milhões de TVs.
A questão não se resume a estar ou não ligado à Internet. A rede é apenas a ponta do iceberg de um processo de aceleração e globalização nas telecomunicações.
Nem sempre esse processo chega primeiro a grandes empresas e metrópoles. Amália Souza mora em Guaratinguetá e de lá gerencia parte da rede da APC (Associação para o Progresso das Comunicações), que fornece acesso à Internet para ONGs, pacifistas, trabalhadores, ecologistas etc. A APC está presente em mais de 100 países e no Brasil funciona desde 89.
Descontado o modismo, o teletrabalho, telecompras e a comunicação rápida e baratíssima por correio eletrônico vieram para ficar e vão transformar o lazer e as profissões.
Mas o embate com a realidade fica para 96. Este ano a Internet fincou raízes foi na imaginação das pessoas. John Morgan, da Forrester Research (a mais importante empresa de consultoria em tecnologia dos EUA) em visita ao país, ficou entusiasmado: "Nunca vi tanta receptividade a idéias novas. Dou palestras sobre a Internet no mundo inteiro e só encontro ceticismo."
Mas a explosão da Internet no Brasil é "virtual". A rede por enquanto não é mais que uma idéia, mas já existem duas revistas somente sobre Internet nas bancas, a "Internet World" e a ".net". E ao se tornar personagem de "Explode Coração", a idéia da Internet pode atingir até 100 milhões de pessoas, o público potencial de uma novela das oito no Brasil.
"Colocar a Internet no universo de possibilidades do morador do bairro de Maria da Graça no Rio é um grande feito", afirma Tadao Takahashi sobre a novela da Globo.
A demanda reprimida transformou o Brasil num grande mercado de telefonia e informática. A última Fenasoft foi uma das maiores feiras de informática já feitas no mundo (800 mil visitantes).
Em 95 foram vendidos um milhão de PCs no Brasil. Nos EUA, foi a primeira vez que a venda de PCs (20 milhões) ultrapassou a de TVs (15 milhões).

Texto Anterior: a Internet na terra
Próximo Texto: a Internet na terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.