São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a Internet na terra

MARIA ERCILIA

Embora a Internet seja alardeada como um meio de comunicação democratizante, o fato de depender de telefonia, computadores e um certo grau de educação de seus usuários acaba paradoxalmente tornando o acesso a ela privilégio de uma elite. Um estudo realizado pelo instituto de pesquisas norte-americano Rand revela que está aumentando o abismo entre conectados e não-conectados em algumas áreas como renda e educação.
O estudo da Rand recomenda que o governo subsidie o acesso a correio eletrônico, para evitar que a sociedade se divida entre os que têm acesso a redes e os que não têm.
Mesmo com o surgimento de sofisticadas aplicações multimídia (leia à pág. 6), o correio eletrônico continua sendo o campeão na Internet. Tornou praticamente obsoleto o telex, está fazendo o mesmo com o fax e compete até com o telefone.
Numa pesquisa mundial realizada via Internet pelo Jupiter Institute, 91% dos entrevistados dizem que o principal uso que fazem da rede é o correio eletrônico.
A rede tem até um efeito indireto em outras mídias: 61% dos 65 mil entrevistados pelo Jupiter dizem ter diminuído o tempo que gastam vendo TV por causa da Internet.
Novas empresas
Nos EUA, a Internet está redefinindo as regras do mercado de informática. Praticamente todas as empresas que contam hoje eram desconhecidas até ontem. Netscape, Cisco e Sun, por exemplo, tiveram uma subida astronômica em suas ações.
O mercado de software aos poucos se adapta à idéia de programas mais baratos ou até gratuitos, disponíveis para serem copiados na própria rede. O software em grandes caixas, com quilos de manuais impressos, pode ser um dinossauro em poucos anos.
Mas entre todas as previsões de terremotos sociológicos e tecnológicos anunciadas com a popularização da Internet, a grande surpresa da rede é simples: as pessoas querem se comunicar de forma fácil, barata e sem barreiras. A Internet torna o ato de comunicação um prazer e transforma o homem comum em produtor de entretenimento e informação.

Texto Anterior: a Internet na terra
Próximo Texto: O futuro do futuro é festival multimídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.