São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
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Itaú optou pela novela das 8

BRUNO PAES MANSO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Presente no horário nobre da Globo desde 1983, pesquisas de marketing encomendadas pelo Itaú apontam a instituição como o "banco da novela das oito".
A intenção, ao optar por aparições nas novelas, foi a de estar presente no momento em que o espectador presta mais atenção à televisão.
"Com o controle remoto, fica mais fácil mudar de canal nos intervalos. Uma alternativa a este problema é o merchandising", afirma Alfredo Luiz dos Santos, gerente de propaganda do Itaú.
No início, o banco aparecia nas novelas das 18h, 19h e 20h. Há cinco anos, o Itaú optou pelo último horário, buscando um público adulto e de bom poder aquisitivo.
Entre as aparições do Itaú nas novelas, uma das mais marcantes aconteceu em "Pedra Sobre Pedra", em 1992. O personagem Jorge Tadeu (Fábio Júnior) chegou a tirar dinheiro do caixa eletrônico depois de morto.
"Tentamos mostrar como era fácil utilizar este serviço, pois até uma alma penada conseguia", diz Santos.
Em "Tieta" (1990), os habitantes de Mangue Seco organizaram uma festa para a inauguração de uma agência no agreste nordestino. O Itaú chegou a ter uma agência na cidade cenográfica da Globo, em Jacarepaguá.
Mas existem ressalvas para este tipo de publicidade. Santos afirma que aparições em excesso podem cansar o telespectador. "Durante os seis meses que dura, em média, uma novela, aparecemos de 8 a 12 vezes".
Apesar da impossibilidade de saber o retorno exato desse tipo de publicidade, que custa cerca de US$ 80 mil para 30 segundos, Santos diz estar satisfeito com o resultado.

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