São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Conheça os melhores no teste da Folha

DA REDAÇÃO

Ao longo deste ano, a Folha fez o teste completo de 25 carros -9 nacionais e 16 importados. Nos testes, os carros têm seu desempenho aferido -quanto a consumo, aceleração, retomada de velocidade e frenagens.
Entre os modelos fabricados no Brasil, o Chamonix Spyder 550i (leia texto abaixo) foi o de melhor aceleração. É um fora-de-série, feito em pequena escala, sem muito compromisso com o conforto.
O Tempra Stile, da Fiat, com motor turbo de 2.000 centímetros cúbicos (cc) e 165 cavalos-vapor (cv), é o mais rápido entre os carros "normais".
Ano passado, o campeão foi o Tempra Turbo, "irmão" do Stile. O Turbo, que era vendido apenas na versão duas portas, saiu de linha neste ano.
Em terceiro, ficou o Gol GTI 16V, com seu motor de 141,5 cv. Para ano que vem, a VW prepara versão ainda mais potente do carro, na tentativa de tirar da Fiat o título de fabricante dos carros de melhor desempenho.
Apesar de não andar tanto quanto o Stile, o GTI é mais indicado para quem gosta de dirigir rápido. Menor, permite ao motorista sentir melhor suas reações.
Graças a seu motor de 2.000 cc, com injeção multiponto, a Parati GLSi foi a quarta na aceleração.
Um segundo atrás na aceleração de 0 a 100 km/h, o Alfa-Romeo 164 24V também esconde bem sua vocação para a velocidade.
Como a Audi S2, o 164 é confortável e bem-equipado. Terceiro no ranking de aceleração entre os importados, o Mustang GT segue a escola norte-americana, com seu enorme motor V8 de 5.000 cc.
Fica um décimo de segundo atrás do 164, mas aceita muito melhor acelerações em giros baixos sem redução de marcha.
Ultracivilizado, o Audi A8, quarto no ranking, também usa motor V8, só que menor e mais potente que o do Mustang. Sua velocidade máxima é muito superior (260 km/h, contra 215 km/h).

LEIA MAIS
sobre os testes de 95 na pág. 7-6.

Próximo Texto: Como são feitas as medições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.