São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como são feitas as medições

DA REDAÇÃO

Os testes de carros feitos pela Folha são padronizados. O primeiro passo em todos os testes é aferir o velocímetro.
São raros os carros que apresentam precisão total na indicação de velocidade. Caso os testes sejam feitos sem a aferição, as medições ficam sujeitas a erros -até 15%.
A 40 km/h, em última marcha, o carro é acelerado até o fundo, com o cronômetro sendo acionado quando se atingem as velocidades de 60 km/h, 80 km/h e 100 km/h.
Essa medição serve para verificar a elasticidade do motor -a 40 km/h, o motor está em rotação muito baixa.
Depois, vem o teste de retomada com redução de marcha -situação que simula ultrapassagens. São cronometrados os tempos para atingir 60 km/h -com o carro saindo a 40 km/h- e 100 km/h -saída a 60 km/h.
A seguir, é a vez da aceleração -até 100 km/h, para carros normais, e 120 km/h, para esportivos. Essa prova exige ao máximo diversos componentes do carro, como motor, câmbio e seus suportes.
Na frenagem, é medida a distância necessária para parar o carro a partir da velocidade de 40 km/h, 60 km/h, 80 km/h e 100 km/h.

Texto Anterior: Conheça os melhores no teste da Folha
Próximo Texto: Chamonix Spyder 550i é rápido e muito estável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.