São Paulo, quarta-feira, 1 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para 47%, Congresso novo é igual ao velho

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos brasileiros (47%) acredita que o Congresso que hoje toma posse possui um perfil semelhante ao da legislatura anterior.
Apesar da renovação de 53% dos deputados e de 66% dos senadores, só 34% dos entrevistados em pesquisa nacional do Datafolha acreditam que o novo Congresso será melhor.
Na mesma amostragem, 9% acham que ele será pior e 10% não souberam responder.
O curioso é que a expectativa com relação aos parlamentares a serem empossados diminuiu em seis semanas, apesar de a maioria deles não pertencerem ao atual Congresso e não poderem ser avaliados por qualquer desempenho.
Últimas votações
Uma das interpretações possíveis é de que o desempenho no final da atual legislatura (aumento dos vencimentos dos parlamentares, anistia ao senador Humberto Lucena) acabou respingando na instituição como um todo.
Há algumas variações significativas no perfil sócio-econômico dos entrevistados que manifestam cada uma das opiniões. Para o eleitor com escolaridade superior, o otimismo é compartilhado por 22%, sendo de 35% quando se trata das faixas inferiores.
Moradores nas capitais dos Estados são menos otimistas (29%) do que os moradores em cidades do interior (37%).
Quanto à preferência partidária, apenas os pefelistas, em sua maioria absoluta (52%), acreditam que os deputados e senadores eleitos serão ótimos ou bons.
A legislatura que se inicia hoje é a 50ª. A primeira foi começou em 1.891, seguindo-se à Assembléia Constituinte instalada no ano anterior.

Texto Anterior: "Velho" Congresso é casa de desesperados
Próximo Texto: Veja como será a posse no Senado e na Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.