São Paulo, quarta-feira, 1 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alô, Canadá! Respeito é bom e eu gosto!

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Estou com o Boris Casoy e não abro. É uma vergonha esse primeiro-ministro canadense, Jean Crétien, vir aqui dizer que uma das prioridades de sua visita ao país foi "solicitar a transferência dos canadenses" que participaram do sequestro do empresário Abílio Diniz, há mais de cinco anos.
Por que o governo do Canadá não dispensou esse mesmo tratamento vip a Ben Johnson, quando o fundista foi flagrado praticando doping nas Olimpíadas de Seul?
Que eu me lembre, assim que venceu os 100 metros rasos de forma arrasadora, Johnson foi glorificado como símbolo da excelência canadense. Mas, depois de descoberto o doping, seus compatriotas lavaram as mãos. Chegaram ao requinte de anunciar que Johnson não era canadense, que não passava de um indesejado imigrante jamaicano.
O sequestro é um dos crimes mais abjetos que se conhece. Nos anos 70, na Itália, tive um primo sequestrado pelas Brigadas Vermelhas. Graças à eficaz ação da polícia do Piemonte, ele ficou apenas dois dias nas mãos de seus raptores.
Durante o resgate, porém, os "carabinieri" mataram a mulher do terrorista Renato Curcio, um dos chefes das Brigadas.
Como consequência, meu primo foi jurado de morte pelos brigadistas. E simplesmente pirou. Passou a fazer coisas mirabolantes, como andar armado ou mandar construir uma passagem subterrânea ligando sua casa à fábrica em que trabalha, na pequena Canelli. Nunca mais foi o mesmo.
Suspeito que FHC só estava usando de seu imenso "flair" quando garantiu ao chefe de governo canadense que vai "olhar com cuidado" a repatriação dos terroristas Christine Lamont e David Spencer.
Afinal, o casal cometeu crime grave. Sua extradição para o Canadá nada mais seria do que um convite a que outros terroristas se sintam à vontade para agir em terras tapuias.
Já não é embaraçoso o bastante ver o inglês Ronald Biggs passeando livremente pelo Rio? Pois que Christine Lamont e David Spencer apodreçam no Carandiru.

Texto Anterior: 'Voodoo Lounge' une rock e tecnologia
Próximo Texto: De luva; Cútis; Ética
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.