São Paulo, quarta-feira, 1 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dupla de sucesso na Holanda chega a SP

Os bailarinos Rose Akras e Reginaldo Dutra apresentam 'De Dragões e Heróis' somente hoje no Sérgio Cardoso
Ana Francisca Ponzio
Especial para Folha
Rose Akras e Reginaldo Dutra, bailarinos brasileiros que moram na Holanda, apresentam somente hoje no Teatro Sérgio Cardoso o espetáculo "De Dragões e Heróis", que já mereceu boas críticas da imprensa européia.
Ao lado de coreógrafos como Wim Vandekeybus e Michael Clark, Rose e Dutra participaram, com este espetáculo, do Festival Julidans, de Amsterdã, em julho de 1994. A estréia ocorreu três meses antes, no Korzo Theater de Haia, com subsídios do governo holandês.
"A maneira pela qual estes artistas brasileiros de vanguarda usam suas tradições culturais é atraente e refrescante", publicou na época o jornal "Trouw".
Ex-integrante do Grupo Marzipan, que marcou presença em São Paulo no final dos anos 80, Rose Akras também trabalhou com Célia Gouvea.
Com formação semelhante, Reginaldo Dutra vem trabalhando, nos últimos anos, com coreógrafos holandeses, como Feri De Geus e Inge Ooterveld.
Mesclando as influências culturais que experimentaram até agora, a dupla realiza, em "De dragões e Heróis", dois solos com diferentes conotações, mas interpretados ao mesmo tempo.
Enquanto Rose representa uma personagem baseada no mito grego de Andrômeda e na lenda medieval de Angélica (que lutam contra a fúria de dragões marinhos), Dutra interpreta um herói que não deu certo.
Seu fio condutor é o poema "Tristeza no Céu", de Carlos Drummond de Andrade, além de excertos de "Molly Bloom", de James Joyce.
Com produção apurada, "De Dragões e Heróis" tem cenários de Dora Longo Bahia e figurinos da holandesa Françoise Magrangeas e do brasileiro Alexandre Herchcovitch.

Espetáculo: De Dragões e Heróis
Grupo: Rose Akras e Reginaldo Dutra
Quando: somente hoje, às 21 horas
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 288-0136)

Texto Anterior: Grupo vence três American Music Awards
Próximo Texto: Penn antecipa o espírito de 68
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.