São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa ameaça suspender o Brasil internacionalmente

ROBERTO MACHADO
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Fifa, João Havelange, afirmou ontem que a CBF pode ser suspensa caso a Federação Paulista de Futebol não cumpra as determinações da Fifa.
A Fifa enviou um ofício para a CBF, na sexta-feira passada, desautorizando algumas das novas regras implementadas pela FPF no Campeonato Estadual desse ano.
O ofício pede ainda que a CBF tome providências junto à FPF.
"Se a CBF não cumprir as determinações, a entidade pode ser suspensa e o Brasil proibido de disputar competições e jogos internacionais", disse Havelange.
A FPF propôs algumas regras para serem aplicadas no Paulista. Duas regras foram adotadas na primeira rodada sem a permissão da Fifa: a substituição de quatro jogadores (três mais o goleiro) e 11 jogadores na reserva.
A Fifa autoriza duas substituições, mais a do goleiro.
A Fifa permite que os clubes levem até 11 jogadores para a reserva. Mas determina que, antes do início do jogo, os times enviem ao juiz uma lista com cinco jogadores relacionados para substituições.
O vice-presidente da CBF, Alfredo Nunes, afirmou ter recebido um comunicado da Fifa, no dia 2 de dezembro de 1994, autorizando quatro regras propostas pela FPF.
São elas: três alterações mais o goleiro, parada do jogo na metade dos dois tempos, três pontos por vitória e 11 jogadores na reserva.
"Mas no dia 24 de janeiro, a Fifa enviou outro documento em que autoriza só duas substituições e mais a do goleiro e determina que apenas cinco reservas possam atuar", afirmou Nunes.
Segundo Nunes, a CBF enviou, ontem, mais um ofício à FPF —outros dois já foram enviados—, recomendando que as determinações sejam cumpridas.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Farah diz que as regras vão continuar a valer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.