São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bob Wilson exibe seus desenhos em Salzburgo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O diretor de teatro norte-americano Bob Wilson está expondo em uma galeria de Salzburgo (Áustria) uma série de desenhos inspirados em "A Flauta Mágica", ópera de Mozart.
Wilson explicou seus trabalhos ao jornal "Der Standard" afirmando que "a música de Mozart tem algo de estrutural, de arquitetônico. Me sinto encantado pelas viagens de Mozart por mundos distintos: desde as paisagens interiores até as exteriores e isso é algo que quis transferir para meus desenhos".
Depois de obter grande sucesso com a peça "Orlando", baseada no romance de Virginia Wolf com a atriz francesa Isabelle Huppert como protagonista, Wilson prepara duas montagem de óperas —"O Castelo de Barba Azul", de Béla Bártok, e "Erwartung", de Schoenberg— para o Festival de Verão de Salzburgo.
Indagado a respeito do futuro da ópera, Wilson assinalou que "o aspecto visual desempenhará um papel muito mais destacado: o gesto, o movimento, a forma de dizer o texto".
Segundo Wilson, "nas últimas décadas o teatro incorporou um silêncio não verbal. O maior descobrimento foi precisamente este: que o silêncio não existe realmente, tudo é som. Som e movimento."
O diretor disse preferir trabalhar na Europa porque é um continente mais desenvolvido do ponto de vista cultural que os EUA.
"Os Estados Unidos se tornam cada vez mais conservadores. Nos falta uma política cultural forte como na França, onde se empreende um esforço para se alcançar um equilíbrio entre tradição e modernidade", afirmou.
O diretor comentou que as atividades culturais de uma cidade do interior como Munique (Alemanha) pode ser mais rico e variado que em Nova York. "Nos Estados Unidos não sabemos o que acontece no resto do mundo".
O artista norte-americano teceu elogios ao polêmico diretor do festival de Salzburgo, Gérard Mortier. "Quem dera o tivéssemos em Nova York. O Metropolitan Opera precisa de um homem como ele. É incrível o que conseguiu em Salzburgo", declarou.

Texto Anterior: Artistas aprovam "Galeria Planalto"
Próximo Texto: 'Kean' mostra que o teatrão está vivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.