São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra no túnel Ayrton Senna atrasa e prefeitura prepara pré-inauguração

DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel sob o parque Ibirapuera (zona sul) só vai ser entregue em setembro. A previsão inicial para a conclusão da obra, orçada em R$ 70 milhões, era julho.
No dia 1º de maio, a prefeitura vai organizar uma solenidade no túnel para homenagear o piloto Ayrton Senna, morto neste mesmo dia em 1994 em um acidente no GP de San Marino de F-1.
O prefeito Paulo Maluf queria antecipar a conclusão da obra para maio, mas foi convencido ontem pelos técnicos de que não é possível fazer isso.
Os operários têm de parar às 22h, sob pena de os moradores chamarem a polícia por causa do descumprimento da lei do silêncio.
Isso impede o trabalho ininterrupto, durante 24 horas, como queria Maluf.
Mesmo sem a conclusão da obra, o prefeito disse que vai convidar a família de Senna —que dará nome ao túnel de 1.600 metros— para atravessar o local de carro em maio.
Quando for inaugurado, o túnel vai ligar a avenida 23 de Maio à avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, no sentido centro-bairro. O túnel no sentido oposto deve começar a ser construído em 20 dias.

Corredor viário
O túnel sob o Ibirapuera integra o corredor viário sudoeste-sudeste. O objetivo do projeto, lançado na gestão Jânio Quadros, é reduzir ao máximo o número de semáforos entre estas duas regiões.
Os túneis sob o rio Pinheiros e sob a avenida Juscelino Kubitschek também fazem parte desse corredor.
A oposição tem criticado os investimentos nos túneis. Para vereadores do PT e do PSDB, o corredor viário vai favorecer os usuários do transporte individual (carros) e não do transporte coletivo.
Segundo o prefeito, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) está exigindo que todos os fossos abertos para a escavação do túnel sejam fechados.
"Mas eu acho que tem de deixar abertos. Ajuda na iluminação e na lembrança de uma grande obra da engenharia brasileira", disse Maluf.

Texto Anterior: Niemeyer vistoria construção dos novos camerotes do Sambódromo
Próximo Texto: Cliente recebe carro com três meses de atraso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.