São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peritos em reajustes; Expertise requerida; Onde aperta; Agito previsto; Nos trilhos; Na memória; Origem dos dólares; Em expansão; Olho na borboleta

Peritos em reajustes
Há uma debandada de executivos brasileiros de multinacionais em direção ao México. Principalmente nos setores de fast food, bancos e fabricantes de produtos de higiene e limpeza.

Expertise requerida
As multinacionais deslocam para o México quadros do primeiro ao terceiro escalão com experiência de administrar em ambiente de inflação ascendente, e que desde o Real andam subaproveitados.

Onde aperta
Com um inevitável monitoramento de rédea curta, o problema do pacote mexicano capitaneado pelos EUA será administrar as dificuldades políticas para sua implementação, diz Alberto Furuguem, ex-diretor do BC.

Agito previsto
Furuguem acha que a complexidade do aspecto operacional do pacote poderá criar, no curto prazo, espaços para movimentos financeiros especulativos.

Nos trilhos
Para Furuguem, o episódio México não deve alterar a política cambial do Brasil, que tem o objetivo de gerar algum superávit comercial e um déficit sustentável de até 2% do PIB (ou US$ 10 bilhões por ano) em transações correntes.

Na memória
O Brasil pode ter reservas sobrando, mas não tem vocação para credor internacional. A última iniciativa nesse campo resultou nas incobráveis "polonetas".

Origem dos dólares
Plínio Pinheiro, da Duratex, diz que o superávit de janeiro é resultado da antecipação de contratos, e não de aumento de exportações.

Em expansão
A Docol, fabricante de metais sanitários em Santa Catarina, fechou 1994 com faturamento de US$ 70 milhões (alta de 31%).

Olho na borboleta
A Ernst & Young faz a auditoria das apresentações dos Rolling Stones no Maracanã.

Texto Anterior: Consumo alto deixa governo paralisado
Próximo Texto: Canal reforçado; Saldo da viagem; Interesse específico; Afogado em números; Economia insular; No placê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.