São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995
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'Três Tenores' pode atingir marca de 1 milhão

ANTONIO CARLOS DE FARIA
DA SUCURSAL DO RIO

O maior sucesso da gravadora Warner no ano passado, no Brasil, foi o disco "Três Tenores", com 620 mil cópias vendidas, superando as marcas de Madonna, com 380 mil, e Gilberto Gil, que ficou em 220 mil.
Com essa marca, os brasileiros disputam com os súditos do Reino Unido a terceira posição no mercado mundial na vendagem do disco gravado pelos tenores Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e José Carreras.
As projeções da gravadora indicam que o disco ainda pode chegar a um milhão de cópias vendidas no país, glória só conquistada até agora por celebridades como Roberto Carlos, Xuxa, a dupla Leandro e Leonardo e o grupo Raça Negra.
O diretor de marketing da Warner, Sergio Affonso Fernandes, 37, diz que tamanho sucesso de cantores de ópera vai garantir para este ano novos lançamentos de música clássica popularizada no Brasil.
Ostentando o título de gravadora que mais cresceu no mercado brasileiro de 94, a BMG Ariola vai investir US$ 7 milhões em publicidade e promoções neste ano, para manter o ritmo de crescimento.
Mauro Scalabrim, diretor de marketing da gravadora, diz que a luta para conquistar novas posições está escorada numa reestruturação que a empresa sofreu nos últimos dois anos, o que aliás é um traço comum a muitas das suas concorrentes.

Saídas
Com a recessão iniciada em 90, as gravadoras procuraram saídas para modernizar suas administrações. No caso da BMG Ariola, isso significou, entre outras medidas, a separação entre as gerências da fábrica e da produção musical.
"Hoje, na gravadora, nossos executivos só pensam no produto, na descoberta de talentos e no marketing", afirma Scalabrim.
(ACF)

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