São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Espanha tenta recuperar a glória do Tokaj

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Vinicultores e distribuidores espanhóis tentam recuperar a glória dos vinhos húngaros Tokaj, principalmente do Aszu, conhecido no século 18 como "o vinho dos rei e o rei dos vinhos".
A empresa Bodega Oremus adquiriu na região produtora de Tokaj, zona vulcânica localizada no nordeste da Hungria, 50 hectares de vinhedos de ótima qualidade, entre eles o local onde se produziu o sacerdote Máté Szepsi Laczko produziu pela primeira vez, no século 17, o vinho Aszu de Tokaj.
Este vinho foi apreciado por reis franceses, como Luis 14, que possuía na região uma área exclusiva, e pelos czares russos, que também possuíam vinhedos no local e acreditavam nas propriedades curativas do Tokaj.
Conhecida como Tokaj-Hegyalja (ladeiras do Tokaj), a região tem área de 5 mil hectares, delimitados por um decreto de 1.737, que determinava ainda os sistemas de proteção da qualidade do vinho ali produzido. O mesmo decreto determinava que as 28 populações da área poderiam usar a denominação Tokaj por eles produzido. O fim do regime comunista na Hungria tem atraído, além dos húngaros, investimentos de outros vinicultores europeus, como os franceses.

Texto Anterior: CURSO 1; CURSO 2; CALOR; JAPÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.