São Paulo, sábado, 4 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Conferência de Ialta completa 50 anos; Jirninovski vai visitar o Iraque este mês; Truman e Reagan viram nome de navio; Índia nega acusações de abuso de direitos; Assaltante se mata durante perseguição; Festas reforçam posição de Jiang; Chanceler português quer ser premiê; Moreau vai presidir Festival de Cannes

Conferência de Ialta completa 50 anos
A Conferência de Ialta, que dividiu a Europa em zonas de influência após a Segunda Guerra Mundial, completa hoje 50 anos. A divisão acertada entre os dias 4 e 11 de fevereiro no balneário da Criméia não sobreviveu à queda dos regimes comunistas no final da década de 80.

Jirninovski vai visitar o Iraque este mês
O líder nacionalista russo Vladimir Jirinovski vai visitar o Iraque no final do mês. Segundo a agência privada "Interfax", Jirinovski vai se reunir com o presidente do Parlamento iraquiano, Saleh Saadi Maleh. O nacionalista defende o fim das sanções contra o Iraque.

Truman e Reagan viram nome de navio
O presidente Bill Clinton decidiu que os próximos porta-aviões da Marinha norte-americana serão batizados com os nomes de Harry Truman e Ronald Reagan. Os dois foram presidentes dos Estados Unidos.

Índia nega acusações de abuso de direitos
O governo da Índia repudiou as acusações do governo norte-americano de desrespeito aos direitos humanos. Um porta-voz indiano disse que os EUA não devem vincular a questão dos direitos humanos às relações comerciais. Na quarta-feira, relatório do Departamento de Estado dos EUA disse que as forças de seguranças indianas cometeram abusos dos direitos humanos, entre os quais tortura, estupros e execuções extrajudiciais.

Assaltante se mata durante perseguição
Um assaltante de 35 anos se matou ontem durante a perseguição por um helicóptero e caros da polícia alemã. Depois de assaltar um banco, ele roubou um táxi. Após passar por dois bloqueios, ele se matou com o táxi ainda em alta velocidade. O carro saiu da estrada e capotou várias vezes antes de parar.

Festas reforçam posição de Jiang
As festas do Ano Novo chinês reforçaram a posição do presidente Jiang Zemin como sucessor do dirigente Deng Xiaoping. Desde 1989, Deng participava das festas e desejava prosperidade aos chineses. Mas este ano, foi Jiang quem cumpriu esse papel. Ele já acumula a Presidência com a Secretaria Geral do Partido Comunista e a presidência da Comissão Militar Central.

Chanceler português quer ser premiê
O ministro do Exterior de Portugal, José Manuel Durão Barroso, anunciou que disputará a direção do Partido Social Democrata. O outro candidato ao lugar de Anibal Cavaco Silva é o ministro da Presidência e da Defesa, Fernando Nogueira.

Moreau vai presidir Festival de Cannes
A atriz francesa Jeanne Moreau presidirá o júri do 48º Festival de Cinema de Cannes (França), segundo anúncio dos organizadores do evento, que será realizado entre 17 e 28 de maio.

Próximo Texto: Equador teme novo ataque peruano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.