São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
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Caloi e Monark investem R$ 15 mi em 95

FLAVIO CASTELLOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Caloi e a Monark, líderes do mercado de bicicletas no Brasil, vão investir respectivamente US$ 5 milhões e US$ 10 milhões em produção este ano.
Em 94, a Caloi vendeu 1,9 milhão de bicicletas e faturou US$ 300 milhões. "As perspectivas para este ano são bastante positivas", disse Bruno Caloi, presidente da empresa.
Para 95, a Caloi espera um crescimento de 20% no faturamento.
O volume de vendas da Monark foi maior: 1,98 milhão de unidades. Mas o faturamento ainda não foi divulgado. O investimento de 95 se destina à ampliação da capacidade de produção e modernização de seu parque industrial.
Em 95, a Monark lança mais dez modelos e espera crescimento de 5% no volume de vendas.
No dia 31 de janeiro, a Caloi apresentou sua linha de "mountain bikes" para este ano. São 19 modelos em alumínio com preços entre US$ 200 e US$ 1.500.
Bruno Caloi confia no design moderno dos novos modelos para conquistar o mercado.
As "mountain bikes" da Monark são mais baratas, variam de R$ 200 a R$ 500.
Além dos investimentos em produção, em 95 a Monark e a Caloi pretendem investir, respectivamente, US$ 2,5 milhões e US$ 3,5 milhões em marketing.

Importadas
As marcas importadas e os pequenos produtores ganharam força nos últimos anos e já respondem por cerca de 15% do mercado. Em 94, o Brasil importou cerca de 200 mil bicicletas.
São dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Bicicletas).
A maioria das importadas são marcas norte-americanas, produzidas no Taiwan e na China.
Celso Anderson, dono de duas revendedoras de modelos importados, vende em média 40 unidades por mês em cada loja.
Para ele, o que atrai nas importadas é a garantia superior a cinco anos, oferecida por muitas marcas, e a diversidade de modelos.

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