São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat e MPM Lintas rompem casamento

NELSON BLECHER ; FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após 18 anos, acabou a parceria entre a Fiat Automóveis e a agência MPM Lintas.
"A Fiat era nosso principal cliente", disse o vice-presidente Ercílio Tranjan. A verba publicitária da montadora atingiu US$ 15 milhões em 1994 e deve crescer este ano.
A MPM, que se fundiu à Lintas em 1992, era responsável pela criação das campanhas da marca italiana desde sua instalação no país.
O desligamento da agência é atribuído às recentes mudanças operacionais introduzidas pela montadora.
"Comunicamos à diretoria da Fiat que não seria possível assegurar a qualidade do trabalho com as novas condições propostas", disse Tranjan.
Além da MPM Lintas a montadora contratou, em dezembro do ano passado, os serviços da filial brasileira da Leo Burnett.
Segundo Tranjan, o novo sistema estabelece a abertura de concorrência interna entre as duas agências para cada tarefa a ser realizada. Prática semelhante vem sendo adotada pelo Bradesco há dois.
Segundo Tranjan, a agência não tem como investir em uma equipe sem conhecer o volume anual de trabalho.
Emílio Camanzi, gerente de comunicação social da Fiat, confirmou ontem a contratação da Leo Burnett e a saída da MPM Lintas, ocorrida na última sexta-feira.
Quanto às mudanças no relacionamento com as agências, Camanzi disse que devem ser divulgadas hoje, em razão de não ter sido possível localizar os executivos responsáveis no fim de semana.
"Já começamos a buscar um substituto para a Fiat", afirmou Waltely Longo, recém-nomeado presidente da MPM Lintas. "Temos larga experiência acumulada no setor automobilístico".
Ele afirma que a decisão de se desligar da Fiat foi difícil: "É uma conta importante, que dá visibilidade e prestígio".
A MPM Lintas vem sendo golpeada por sucessivas perdas. Algumas após a fusão, por serem conflitantes —casos da margarina Delícia, White Westinghouse e Procter & Gamble.
Em 1994, o Banco Nacional deixou a agência. A IBM transferiu-se para a Standard, devido a alinhamento internacional.
A MPM Lintas registrou faturamento de US$ 120 milhões em 1994, o mesmo do ano anterior, diz Longo.
(Nelson Blecher)

Texto Anterior: Vigilante de empresas refaz trajeto de cigarros na mídia
Próximo Texto: Caloi e Monark investem R$ 15 mi em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.