São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Fim das férias promove 'volta ao caos'

DA REPORTAGEM LOCAL

Chega de férias. Esta semana, cerca de 9 milhões de estudantes voltam às escolas no Estado de São Paulo —6.419.226 na rede pública e 2.500.000 na rede particular. O ano letivo "promete".
As escolas públicas do Estado de São Paulo enfrentam os problemas que já são crônicos: prédios abandonados, professores despreparados e mal pagos.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, as salas têm no mínimo 40 alunos. Na Suíça, por exemplo, uma classe tem, em média, 18 estudantes.
Em uma avaliação realizada pela Educational Test in Service —instituição norte-americana que examina estudantes e as condições de ensino em diversos países— 35% dos paulistanos nunca fizeram experiência em laboratórios. Em Fortaleza, o índice é de 44%. Na Inglaterra, o percentual é de 2.
Para quem estuda em colégio particular, 95 também não deve ser um mar de rosas. O aumento de mensalidade previsto para março ainda não está definido. A previsão é que as escolas aumentem de 70% a 110%, segundo a Associação dos Pais e Alunos do Estado de São Paulo.

LEIA MAIS
Sobre a volta às aulas da página 6-2 à 6-4.

Próximo Texto: Virar racista por aqui é uma coisa muito fácil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.