São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gladys Knight volta com retrato pálido de passado na Motown

PAS
DA REDAÇÃO

Não é agradável ouvir "Just for You", novo disco da cantora norte-americana Gladys Knight. Não porque suas baladas sejam excessivamente desagradáveis, mas porque ele evoca pálidas lembranças de um passado de glórias.
Brilha em seu currículo o grupo soul Gladys Knight and The Pips, que enriqueceu nos anos 60 o elenco da mítica Motown.
O grupo nasceu em Atlanta, Georgia, em 1952, numa festa familiar de aniversário. Gladys, irmãos e primos logo passaram a se apresentar no circuito local.
O início dos anos 60 assistiu à ascensão dos Pips, em sucessos como "Stop and Get a Hold of Myself" ou o clássico "I Heard it Through the Grapevine", de Marvin Gaye. O sucesso prosseguiu nos anos 70.
"Just for You" mostra o que restou dessa trajetória. A voz, hoje mais grave, continua perfeita, mas torna-se cada dia mais parecida com a de Tina Turner.
Se o repertório de Tina não é atualmente muito admirável, uma segunda Tina —em voz e estilo musical— não causa muito ânimo.
O repertório é, aliás, o problema maior. As baladas, se não são bregas como as de Whitney Huston, parecem perdidas em algum lugar no tempo.
Não são contemporâneas, não são extemporâneas. São apenas conservadoras, o que desloca Gladys do presente, como acontece com artistas sinceros mas anacrônicos, como Tina Turner, Aretha Franklin ou (em outro campo) Bruce Springsteen.
Ouvi-la é mais melancólico se se pensar no genial pop negro anos 60 dos núcleos Stax e Motown e na maldição que parece deixar pelo caminho seus geniais artistas.
Sam Cooke, Marvin Gaye, Otis Redding morreram precocemente. Wilson Pickett, Al Green, Smokey Robinson conservam "alma", mas baixam a guarda dia a dia. Aretha Franklin, Stevie Wonder, Aretha Franklin parecem ter perdido de vez a verve.
Gladys Knight parece pertencer ao último grupo, e fecha o disco com a simbólica "End of the Road", entre agradecimentos a seus antigos colegas.

Disco: Just for You
Cantora: Gladys Knight
Lançamento: MCA
Preço: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Beck está de volta com trabalho acústico
Próximo Texto: TV Austríaca recusa versão da vida de Sissi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.