São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que são as tais tendências

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

Um dos objetivos do Phytoervas Fashion é tentar estabelecer à volta de sua data de realização o calendário de lançamentos de moda em São Paulo. Ou seja: as coleções de verão e inverno submetidas à imprensa e aos olhos do público de moda num mesmo período, a exemplo do que acontece em Paris, Londres, Milão e, mais recentemente, Nova York.
São esses lançamentos que estabelecem o que se convenciona chamar de tendências e essas mudanças em relação às tendências que, em última análise, são a Moda.
No Brasil funcionamos, como se sabe, nas estações trocadas, em relação aos EUA e à Europa. Assim, as tendências decretadas nos mais recentes desfiles internacionais são de verão; aqui vemos agora os desfiles para a temporada outono-inverno. As informações dos estilistas estrangeiros respingam aqui em termos de formas, cores, abordagem e atitude.
Vem de lá o corrente hype em torno do glamour retrô, que recupera aspectos dos anos 30, 40 e 50, sobretudo (Gaultier, por exemplo, mostrou referências do início do século até os anos 80), juntamente com a valorização de um caráter quase hollywoodiano em relação às modelos (cabelos, maquiagem e carão).
Quem não fez retrô segue a linha musical que orienta, por exemplo, o trabalho de Helmut Lang (tecno music) e Véronique Leroy (a era disco), em looks mais joviais marcados por uso de tecidos sintéticos e cores intensas.
(EP)

Texto Anterior: Comissão fez escolhas
Próximo Texto: O DESFILE DA PHYTOERVAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.