São Paulo, terça-feira, 7 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp treina médicos contra cegueira

DA REPORTAGEM LOCAL

O Núcleo de Prevenção da Cegueira da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveu um modelo de atendimento e prevenção de problemas nos olhos de crianças entre 0 e 7 anos que já foi implantado em 11 cidades paulistas.
O núcleo existe desde 91. Seu principal objetivo é preparar os médicos e atendentes dos postos de saúde para perceberem doenças nos olhos de crianças. "As crianças têm dificuldade de perceberem que sofrem de problemas oftalmológicos, isso tem que ser descoberto em um exame", diz o médico Carlos Eduardo Leite Arieta, um dos coordenadores do núcleo.
O médico cita a catarata congênita como uma das doenças que podem atingir as crianças entre 0 e 3 meses de idade. Ela pode ser causada por problemas na gestação, como uma infecção.
"A visão só se desenvolve se o olho levar informações para o cérebro, se isso não acontece ela fica prejudicada para sempre", diz. "Quando ela é detectada, tem que ser operada com urgência."
O núcleo preparou médicos e enfermeiros para examinar os olhos de todas as crianças que chegam a hospitais e centros de saúde.
A partir dos 3 anos de idade, as crianças devem ser submetidas ao teste da tabela de Snelleng, aquela com letras, comum em consultórios de oftalmologistas.

Texto Anterior: Mortalidade infantil em SP cai para metade em 13 anos
Próximo Texto: Para Maluf, população não deve sujar ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.