São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software é o ponto forte do IBM Aptiva

ONOFRE TRINDADE JR.; FERNÃO GERMANO; PAULO CÉSAR MASIERO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Desde o início da era da informática, procurou-se empregar o computador como instrumento de aprendizado. Prepará-lo para que um novo usuário possa aprender a utilizá-lo é uma abordagem natural. O IBM Aptiva é uma solução nessa linha, procurando livrar o usuário leigo da necessidade de cursos de computação ou da ajuda de terceiros.
O Aptiva pretende atender profissionais liberais, pequenos comerciantes e segmentos de uso mais doméstico, posicionando-se como um "primeiro micro" a ser comprado pelo usuário.
Ele traz algumas facilidades de uso: um conjunto de software para auto-aprendizagem e um conjunto de aplicativos selecionados dentre os mais usados atualmente.
Com esses programas disponíveis, é provável que o usuário consiga resolver a maior parte de seus problemas sem ter que recorrer a profissionais especializados.
Acompanha o Aptiva, além do DOS e do "Windows", uma cópia do "PFS:WindowWorks", que é composto por sete aplicativos: editor de texto, gerenciador de banco de dados, planilha eletrônica, editor de gráficos, livro de endereços, emissão de etiquetas e comunicação com outros equipamentos. Todos estão traduzidos para o português, inclusive os manuais.
Esses aplicativos, notadamente os quatro primeiros, contêm as funções básicas e mais usadas. Mas o usuário não deve esperar encontrar no editor de texto, por exemplo, todos os recursos de outros editores de texto mais completos existentes no mercado.
Há ainda um conjunto de programas desenvolvidos pela IBM, o "AptivaWare", para facilitar a execução de tarefas iniciais, como instalar a impressora ou criar um disquete de recuperação. É também possível ligar o computador por telefone, com a placa fax/modem. Outras facilidades incluem um modo de economizar energia e programação de horários para ligar e desligar o micro.
O "WindowWorks" possui um programa tutorial on line que ensina as noções básicas de cada aplicativo e do "Windows".
A IBM incluiu um tutorial sobre o "Windows" e outros tutoriais que ensinam os primeiros passos para usar o equipamento e descrevem o software exclusivo da IBM.
O software que acompanha o Aptiva é seu ponto forte. A facilidade de já recebê-lo instalado (compactado) é contrastada pela necessidade de o próprio usuário ter que fazer cópias de segurança, o que ocupa 22 disquetes.
O objetivo de se ter um computador que dispensa completamente a intermediação e programação em linguagens especializadas foi parcialmente atingido.
Um equipamento com tantas possibilidades de uso exige bastante treinamento, dedicação e melhorias adicionais no software de interface com o usuário.
Foram feitas experiências com várias pessoas com diferentes graus de familiaridades aos computadores. Elas comprovaram a superioridade do Aptiva em termos de facilidade de uso, mas revelaram também alguns problemas.
O principal deles é que o conjunto de software disponível no Aptiva é a reunião de diferentes programas no mercado, todos com sucesso em sua categoria, mas que juntos não caracterizam uma interface conceitualmente uniforme. Como exemplo, os tutoriais existentes não seguem o mesmo padrão de interface e qualidade.
Além disso, o usuário tem que se familiarizar com muito mais conceitos, pois tem na realidade que lidar com o "Windows", o "WindowWorks" e com o DOS.

Texto Anterior: Serviço dá dicas para instalação
Próximo Texto: Saiba como foi realizado o teste; A equipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.