São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
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Ensino do 'Windows' é destaque no sistema

ONOFRE TRINDADE JR.; FERNÃO GERMANO; PAULO CÉSAR MASIERO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quando se retira um novo Aptiva da embalagem, um folheto de instruções chamado "Leia-me" se destaca na documentação anexa e faz com que a instalação fique bastante intuitiva.
Acrescente-se a isso que os plugues dos cabos de ligação e as tomadas nos componentes possuem ícones de identificação que facilitam muito as ligações.
Os botões de ligação da unidade de processamento e do monitor de vídeo estão destacados na parte frontal dos aparelhos. Os demais controles foram embutidos, como nos aparelhos de TV atuais. Assim, não há risco de se apertar o botão errado.

Programas instalados
Quando se liga o Aptiva pela primeira vez, o software que já vem instalado (veja tabela) é automaticamente carregado e é apresentada uma tela simples que oferece ao usuário lições de uso, chamadas também de tutoriais.
Nesse ponto o usuário pode optar por entrar direto pelo "Windows" nas próximas cargas do sistema ou entrar sempre pelo menu de informações. Os tutoriais compreendem noções de "Windows", dão informações sobre o "AptivaWare" e dão acesso ao "Windows". Uma restrição: o tutorial avisa muito tarde ao aprendiz que as janelas só reagem ao mouse de acordo com o tópico da lição.
A Biblioteca de Aprendizado, um dos programas do "AptivaWare", inclui um conjunto abrangente de tutoriais.
Destaca-se um novo conjunto de lições sobre o "Windows" que é o melhor dentre os oferecidos. Leva o aprendiz a experimentar os recursos focalizados em cada etapa e, se ele não o fizer, dá uma demonstração do que deveria ter sido feito, permitindo repetições.

Sem experimentação
Cada componente do "WindowWorks" tem também um tutorial próprio. Todos oferecem a opção de mostrar a sua tela básica e dão ao aprendiz a oportunidade de percorrê-la, obtendo indicações das funções de cada parte da tela.
As lições que descrevem os aplicativos não permitem experimentação nem repetição. O aprendiz pode apenas mandar prosseguir para a etapa seguinte de cada lição.
As demonstrações são relativamente rápidas e exigem muita atenção. Para repetir uma demonstração é preciso reiniciar o tutorial.
Alguns aperfeiçoamentos melhorariam a eficácia desses tutoriais. O primeiro seria diminuir a velocidade das demonstrações e permitir sua repetição individual.
Também deveria ser possível, em todas as lições, a experimentação de cada tópico discutido. A interface deve ser uniformizada.
Outro recurso positivo é o Índice do "AptivaWare", que permite ao usuário localizar palavras-chave e obter uma descrição do conceito, comando ou programa.
Por exemplo, procurando a expressão "criar diretório" o usuário aprende como se faz para criar um novo diretório no "Windows" e pode chamar do próprio Índice o Gerenciador de Arquivos.
O usuário pode solicitar uma fita de vídeo à IBM contendo uma descrição do Aptiva e dicas de como solucionar as dúvidas mais frequentes.
(OTJ, FG e PCM)

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