São Paulo, quinta-feira, 9 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL se une a PTB e conquista duas das principais comissões da Câmara

DANIEL BRAMATTI; LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PFL vai controlar duas das três comissões temáticas mais cobiçadas na Câmara dos Deputados, apesar de ter uma bancada menor do que a do PMDB.
Serão presididas por pefelistas as comissões de Constituição e Justiça —cuja importância tende a aumentar com a reforma constitucional— e de Fiscalização e Controle, que terá poderes semelhantes aos de uma CPI.
O PMDB indicará o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, pela qual passam quase todos os projetos econômicos.
O rateio das comissões foi feito na noite de ontem pelos líderes das bancadas. Por ser o maior partido, o PMDB teria a primazia na indicação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
O PFL garantiu a preferência na escolha graças à formação de um bloco com o PTB.
Os peemedebistas também ficaram com a presidência das comissões de Transportes e de Ciência e Tecnologia. Aos pefelistas caberá ainda a Comissão de Desenvolvimento Urbano.
No Senado, o PFL também se mobiliza para conquistar as principais comissões. O partido tinha 14 senadores na legislatura passada, elegeu 19 e já conquistou mais duas adesões, se aproximando do PMDB, que tem 22 parlamentares.
O apetite do PFL é tamanho que o líder do PL na Câmara, Valdemar Costa Neto (SP), aproveitou audiência ontem com o presidente Fernando Henrique Cardoso para reclamar do assédio sobre parlamentares de seu partido.
"Tentaram levar o Tuma (senador Romeu Tuma) e o Mellão (deputado João Mellão), mas não vão levar", afirmou Neto. Ele disse que as articulações estão sendo feitas pelo presidente do PFL, Jorge Bornhausen.
Para o PL, é fundamental aumentar ou, pelo menos, manter a atual bancada. O partido quer ocupar cargos no governo federal. Neto disse que não falou sobre este tema com FHC: "Não tenho intimidade com ele para isso", afirmou após a audiência.
(Daniel Bramatti e Lucio Vaz)

Texto Anterior: Federação rejeita excluir impostos da Carta
Próximo Texto: COMUNICAÇÕES; SEM-TERRA; JOBIM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.