São Paulo, quinta-feira, 9 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia e Ucrânia fecham acordo bilateral sobre Frota do Mar Negro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rússia e Ucrânia fecharam ontem um acordo bilateral sobre a frota de embarcações da antiga União Soviética no mar Negro.
O acordo prevê que a Ucrânia irá alugar a base de Sebastopol para a Rússia. É nessa base que está a maior parte dos navios.
Após o desaparecimento da União Soviética em 1991, a questão da divisão da frota entre russos e ucranianos foi motivo de tensas relações entre os dois países.
Em 1993, foi acertada a transferência da parte ucraniana da frota para a Rússia em troca do perdão de uma dívida da Ucrânia que somava US$ 30 bilhões.
Mas vários pontos impossibilitaram o cumprimento do acordo -em especial, a questão do porto de Sebastopol. Prosseguem as negociações acerca da dívida.
A Frota do Mar Negro seria formada por cerca de 300 embarcações. Ela é composta por porta-helicópteros, cruzadores lança-mísseis, destróieres, contra-torpedeiros e mais de 20 submarinos convencionais.
Mais da metade das embarcações pode ser equipada com armas nucleares.
A frota é apoiada por cerca de 300 aviões (caças, aviões de espionagem e aviões de patrulha anti-submarina) e helicópteros.
O valor estimado da frota é de US$ 150 bilhões. Entre suas tarefas estratégicas, estaria a de servir de contrapeso para a sexta frota dos EUA no mar Mediterrâneo.
Os países discutiram a possibilidade de seus habitantes obterem a dupla cidadania, mas a Ucrânia se recusou a aceitar a proposta.

Texto Anterior: PRÉ-CANDIDATOS
Próximo Texto: Ex-comunista deve ser o premiê da Polônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.