São Paulo, quinta-feira, 9 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-comunista deve ser o premiê da Polônia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Polônia, Lech Walesa, aceitou a indicação do ex-comunista Jozef Olesky para ser o novo primeiro-ministro.
Olesky foi indicado terça-feira pelos dois partidos que compõem a coalizão governista, a ex-comunista SLD (Aliança Democrática de Esquerda) e o PSL (Partido Camponês da Polônia).
Atual presidente da Câmara, Olesky, 48, será o primeiro ex-integrante do regime comunista derrubado em 1989 a chegar à chefia do governo polonês.
Ele vai substituir Waldermar Pawlak, do PSL, que está no cargo há 16 meses e vinha sendo acusado por Walesa de bloquear medidas relacionadas à reforma da economia e de proteger ministros acusados de corrupção.
No fim-de-semana, o presidente ameaçou dissolver o Parlamento se o premiê não fosse afastado.
"A partida de Pawlak é uma mudança para melhor, ainda que a mesma coalizão SLD-PSL permaneça no poder", comentou o jornal Gazeta Wyborcza.

Texto Anterior: Rússia e Ucrânia fecham acordo bilateral sobre Frota do Mar Negro
Próximo Texto: Caça turco cai no mar Egeu após ter sido perseguido por aviões gregos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.