São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade abre centro de vacinas a imunodeficiente

DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade Federal de São Paulo —antiga Escola Paulista de Medicina— inaugurou na última quarta-feira uma unidade especial de vacinas. O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, como é chamada a unidade, destina-se a pacientes imunodeprimidos que necessitam de vacinas ou imunoglobulinas.
São pessoas cujo sistema de defesa do organismo está debilitado, por isso precisam de proteção específica contra várias doenças.
Segundo a médica Lily Yin Weckx, responsável pelo centro, entre esses pacientes estão os que nasceram imunodeficientes ou adquiriram a imunodeficiência, como doentes de câncer e portadores do HIV.
Este é o segundo centro de imunobiológicos especiais em São Paulo. O primeiro funciona no Hospital das Clínicas desde dezembro de 93. Um terceiro no Estado será inaugurado na Unicamp, em Campinas.
O serviço oferece uma série de vacinas e imunoglobulinas especiais não disponíveis nos serviços de saúde, como a hepatite B, a raiva, tétano e varicela-zoster.
Segundo Lily, os pacientes devem ser encaminhados por médicos de outros serviços, munidos de relatório que justifiquem a indicação das vacinas especiais. Informações sobre o centro podem ser obtidas pelo (011) 571-2944.

Texto Anterior: Saúde aguarda ordem da Justiça para recolher remédios proibidos
Próximo Texto: Unicamp divulga lista com 2.031 aprovados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.