São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe acha ave primitiva na Antártida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma equipe formada por pesquisadores poloneses e argentinos descobriram na Antártida uma nova espécie de ave pré-histórica de grande porte.
A descoberta traz novos dados sobre a evolução do meio e da fauna da região antártica.
Segundo Andrzej Tatur, do Instituto de Ecologia da Academia de Ciências da Polônia e membro da equipe científica, os fósseis foram inicialmente classificados como pertencentes a uma outra espécie, conhecida como fororak, ave corredora que habitava regiões da América do Sul.
Estudos mais detalhados comprovaram depois que a ave —que não teve um nome divulgado— tratava de uma espécie completamente nova.
O exemplar, encontrado na ilha Seymour, media cerca de dois metros de altura. Segundo os cientistas, devia ser muito parecida com os atuais avestruzes.
As aves teriam vivido na região da Antártida oriental há 40 milhões de anos.
Naquela época, pouco antes de a temperatura começar a cair, as condições climáticas eram parecidas com as registradas atualmente no sul da Patagônia (Argentina).

Texto Anterior: Cientistas curam principal câncer infantil em animais de laboratório
Próximo Texto: Maioria em SP acha governo regular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.