São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado deve presidir escolas no Rio

AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

O deputado estadual Farid Abraão David (PPR), irmão do bicheiro Aniz Abraão David, o Anísio, é o mais cotado para substituir o ex-deputado federal Paulo de Almeida na presidência da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio.
A partir deste ano, o desfile no Sambódromo passa a ser administrado pela Liga, em lugar da empresa oficial de turismo (Riotur).
A derrota na tentativa de reeleição para a Câmara inviabilizou a reeleição de Almeida. Ele deverá deixar a entidade em maio, quando será escolhida a nova diretoria.
Além do mandato parlamentar para defender os interesses da Liga, Farid tem o apoio da cúpula do jogo do bicho. A família Abraão David continua ajudando a escola de samba Beija-Flor, em Nilópolis (Baixada Fluminense).
Também recebem ajuda a Unidos do Viradouro, patrocinada por José Carlos Monassa, o único dos grandes bicheiros em liberdade, e a Portela, presidida por Luis Carlos Scafura, filho de José Carlos Scafura, o "Piruinha", preso.
Anísio já presidiu a Liga (1986-87). É um dos 14 bicheiros presos há dois anos por determinação da juíza Denise Frossard.
Com exceção da Mangueira, as grandes escolas tinham bicheiros como patronos. Antes de Almeida, a Liga foi presidida por seis anos por Ailton Guimarães, hoje preso.
Almeida conseguiu que a prefeitura transferisse para a Liga a organização do desfile, o que seria politicamente difícil com os bicheiros no comando da entidade.
As dificuldades financeiras das escolas desgastaram Almeida. Elas reclamam de demora no repasse do dinheiro obtido com ingressos e discos, por exemplo.
Antes, os bicheiros adiantavam os recursos e recebiam o dinheiro de volta no fim do ano, quando começava o repasse da Liga.
Sem mandato e sem pertencer ao ramo do jogo do bicho, Almeida perdeu a utilidade para as grandes escolas. Ele não esconde o desencanto e descarta a reeleição.
"Só votaria em mim e, como não sou candidato, não vou votar em ninguém." Ele diz que não haverá disputa na sucessão. "A Liga sempre acha uma solução."
O sucessor natural de Almeida seria o ex-presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, Paulo Andrade, mas ele está preso junto com o pai, Castor, considerado o bicheiro mais poderoso.

Texto Anterior: Prostituta portadora de Aids é presa por colocar vida de parceiro em risco
Próximo Texto: Mulher é sequestrada no PR e solta em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.