São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 1995 |
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Carro importado é opção 'mais barata'
FLAVIO CASTELLOTTI
A reportagem da Folha percorreu ontem várias concessionárias autorizadas de carros nacionais e importados de São Paulo. O mais barato entre os nacionais disponíveis é o Uno CS básico, que sai por R$ 13,5 mil. Entre os nacionais, não há nenhum modelo "popular" disponível nas revendedoras. A Peugeot tem cerca de vinte unidades do modelo 106 XN para pronta entrega e deve receber novo lote com mais 150 carros ainda este mês, que ficará isento do aumento da alíquota do Imposto de Importação. "Fazemos a revisão e entregamos o carro um dia após a compra", garante Benjamin Apter, diretor do grupo Carrera, que controla as operações de vendas da Peugeot no Brasil. Com prazo de entrega inferior a um mês, na faixa de R$ 10 mil a R$ 15 mil, o consumidor encontra ainda o Twingo da Renault por R$ 13,9 mil, o Fiat Duna (básico) por R$ 14 mil e o Kadett GL (grupo 1) por R$ 14,8 mil. Quem se dispõe a pagar ágio pode recorrer aos modelos "populares" nacionais. Pesquisa realizada pela Folha na "Boca do automóvel" (região no centro de São Paulo, com grande concentração de revendedoras independentes) mostra que a taxa média de ágio supera 40%. O Corsa Wind é vendido a cerca de R$ 11 mil (48% de ágio sobre o preço de tabela). No Uno Mille ELX, vendido a R$ 10,5 mil, o sobrepreço é de 36% e no Gol 1.000, cujo preço varia entre R$ 11 mil e R$ 11,5 mil, o ágio chega a 59% sobre o preço de tabela. O Escort Hobby, modelo popular da Ford, não foi encontrado em nenhuma revendedora. A estudante de psicologia Fabiana Gonçalves, 22, sequer procurou os "populares" com ágio. Foi direto aos importados. Comprou na semana passada um Twingo da Renault. "Não queria pagar ágio e acho a qualidade do importado bem superior", afirmou Fabiana. Acima de R$ 15 mil, praticamente todos os modelos nacionais estão disponíveis para pronta entrega nas revendedoras. Texto Anterior: Imposto sobre caminhões divide a equipe Próximo Texto: Ação contra alíquota é negada Índice |
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