São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros debatem suas obras em NY

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

A abertura da última exposição do projeto "Art From Brazil in New York" —mostra de 16 artistas brasileiros em 11 galerias da cidade— foi marcada por um debate com os artistas Fernanda Gomes, Ernesto Neto e Ester Grinspum.
A obra deles e de Leonilson estarão no Drawing Center até o dia 11 de março. No debate, assistido por cerca de 50 pessoas, cada artista expôs separadamente a opinião sobre a sua obra e, na sequência, o espaço foi aberto para perguntas, sempre mediado pelo crítico argentino Carlos Basualdo.
Sobre a obra de Leonilson falou a assistente de curadoria do Departamento de Pintura e Escultura do MoMA, a brasileira Lilian Tone.
O trabalho de Fernanda Gomes chamou atenção por se tratar de uma montagem em que utilizou fios emaranhados de cabelo, papel, cigarros e fez pequenos buracos na parede.
Chamado "Trabalhos de 1992-95", a instalação foi montada por ela exclusivamente para a exposição.
Ernesto Neto expõe duas séries e cinco trabalhos em desenho e escultura, nos quais utiliza papel, fios de náilon e parafina.
Oito desenhos e colagens, todos feitos em 1990, estão expostos por Ester Grinspum, e Leonilson tem 17 obras na mostra, sendo duas delas séries —"O Perigoso" e "Sexo Selvagem".
A seguir, trechos do debate:

Fernanda Gomes
Acho que é bom que cada um aprecie o meu trabalho por sua própria experiência. Não podemos falar de vida se não falarmos de morte, de dia, se não falarmos de noite. Cada objeto aqui já teve uma vida, uma história que foi desmanchada.
O corpo humano se desfaz de alguns materiais, como o cabelo, a pele. Esta obra transforma os objetos da vida, o cabelo, o cigarro.

Ernesto Neto
O desenho é uma forma gráfica da escultura. Para mim, fazer esculturas é ter uma relação de contraste com o espaço. No caso dos desenhos, penso neles como um contorno do corpo.
O papel é a pele, o limite para o que há dentro e fora dele. No desenho, o corpo está implícito, assim como nossos sentimentos estão implícitos em nosso corpo e, por isso, não podem ser controlados.

Ester Grinspum
Meu trabalho trata da compreensão do espaço, a percepção do vazio e das linhas. É a construção da forma, através da expressão na superfície (alto relevo).
Tenho uma preocupação em dar uma forma. Construção, no meu trabalho, inclui expressão. Existe uma presença poética na arte brasileira como um todo. No Brasil se faz arte conceitual com poesia.

Leonilson (Lilian Tone)
O trabalho de Leonilson é biográfico e suas pinturas foram um emblema para toda uma geração de artistas que surgiu nos anos 80, após um grande período de produção de arte conceitual no Brasil. Aqui estão expostos os trabalhos que registram o impacto da Aids em sua vida.
Na série "The Dangerous One" é nítido que ele se considerava uma pessoa perigosa por causa da Aids. Nos outros desenhos, estão registradas impressões sobre amores, paixões e pequenos fatos de sua vida. É um diário poético.

Texto Anterior: Autora de saga chinesa vem ao Brasil
Próximo Texto: É absurdo condenar a fragilidade da obra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.