São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Turistas paulistas são maioria no Rio
FERNANDO PAULINO NETO
Segundo ele, hoje cerca de 60% dos turistas que chegam ao Rio vêm de São Paulo ou do interior do Estado. "Os paulistas são os melhores turistas", afirma. Em ano em que o peso argentino está escasso pelo Rio por causa da desvalorização do dólar em relação ao real, os empresários do turismo se concentram nos vizinhos paulistas. "No dia que eu tiver 70% de paulistas no meu hotel sou um homem feliz", diz o gerente-geral do recém reaberto Copacabana Palace, Philip Carruthers. Nem todos vão assistir ao desfile das escolas no Sambódromo. Mas um bom número vem. A empresa ZMM vende para a Estácio, Salgueiro e Mangueira 120 camarotes na passarela do samba. Destes, 80% já estão vendidos. E os paulistas são ampla maioria. Cerca de 90% dos 1.400 lugares negociados pela ZMM foram para São Paulo. Cada pessoa paga cerca de R$ 2.000 e as escolas de samba, por contrato, recebem 14% do total das vendas. A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) não tem estimativa de venda de ingressos para fora do Estado. Na rede Othon de hotéis, que hospeda os que vão assistir o desfile através da intermediação da ZMM, já há problemas de lotação. Alvaro Bezerra de Mello, da direção do hotel e presidente da AHT (Associação de Hotéis de Turismo), diz que o Othon está "overbooked", quer dizer, tem mais reservas do que quartos disponíveis. Segundo ele, os hotéis da orla marítima já estão lotados, mas é possível encontrar lugar nos hotéis do centro e até das ruas internas dos bairros da zona sul. O presidente da AHT diz que há no Rio, entre hotéis de três a cinco estrelas, 50 mil camas. Ele avalia que há, para aluguel para turistas, cerca de 8.000 quartos de apart-hotéis na zona sul. "O estrangeiro ainda está com medo de vir para o Brasil, mas o turismo interno cresceu muito no Rio", diz Bezerra de Mello, para quem, cada turista gasta, em média, US$ 72 por dia na cidade. Os shoppings também se preparam para atrair o turista. O superintendente do Rio Sul, Pedro Paulo Rodrigues de Souza, diz que o shopping vai promover uma exposição de fantasias de luxo especialmente para atrair turistas. O Rio Sul e o BarraShopping patrocinam hoje dez viagens diárias em ônibus de luxo que param nos hotéis cinco estrelas e vão direto para o shopping. Texto Anterior: Estreantes devem tomar cuidado Próximo Texto: Ingresso 'encalha' em bilheteria de SP Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |